terça-feira, 11 de outubro de 2011

Teatro Contra-Senso apresenta "A Vida por um Ideal"



Uma Vida por um ideal”, adaptação de Miguel Mestre para o Teatro Contra-Senso
15 de Outubro às 21:30 na Igreja de Maximiliano Kolbe em Lisboa
  
O Grupo de Teatro Contra-Senso, em parceria com a Igreja de S. Maximiliano Kolbe e a Junta de Freguesia de Marvila vão apresentar a peça "Uma Vida por Um Ideal", texto original de Frei Egídio Monzani Ofm Conv, estando a adaptação teatral a cargo de Miguel Mestre, que relata a vida e obra de Maximiliano, bem como os seus últimos momentos em Auschwitz quando tomou o lugar de um prisioneiro condenado à morte.


Sinopse: 
 
Rajmund Kolbe, nascido a 8 de Janeiro de 1894 e falecido na realidade nazi a 14 de Agosto de 1941, foi um frade franciscano Polaco que se voluntariou para morrer de fome no lugar de um pai de família no campo de concentração nazi de Auschwitz, como castigo pela fuga de um prisioneiro. É venerado pela Igreja Católica como São Maximiliano Kolbe.
Franciscano desde os 13 anos, fundou a Milícia da Imaculada, associação destinada ao apostolado católico e mariano. Chegou a instalar uma emissora de rádio e a estender as suas actividades apostólicas até ao Japão entre 1930 e 1936, sendo missionário em Nagasaki.
Durante a Segunda Guerra Mundial, deu abrigo a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus. Em 25 de Maio de 1941, é preso pela Gestapo, pois os nazis temiam a sua influência na Polónia.
Em Julho de 1941, um homem do seu bunker foge e como represália, os nazis enviam para uma cela isolada 10 outros prisioneiros para morrer de fome e sede. Um dos dez prisioneiros lamenta-se pela família que deixa, alegando ter mulher e filhos.
Kolbe pede para tomar o seu lugar. O pedido é aceite. Na realidade, o Padre Kolbe aceitava o martírio para praticar heroicamente o seu múnus sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados. Duas semanas depois, só quatro dos dez homens sobrevivem, incluindo Kolbe. Os nazis decidem então executá-los com uma injecção de ácido carbólico.
Esta encenação de Miguel Mestre pretende relembrar não só o Holocausto Nazi, como também valorizar a atitude altruísta do Santo, canonizado pelo Papa João Paulo II em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.
São Maximiliano partilha a cela com Tadeu igualmente condenado a injecção letal que ceifou a vida de ambos. Nos minutos finais que antecedem a morte dos dois prisioneiros, Tadeu tenta perceber a atitude do Frei e o que o levou a dar a vida por outrem.
Paralelamente a este diálogo, avançamos quatro décadas onde Franciszek Gajowniczek, no leito da morte, relata a um Franciscano as palavras de São Maximiliano.


Igreja de Maximiliano Kolbe- Rua de Ovar, Bela Vista, Lisboa
Dia 15 de Outubro às 21:00
Entrada Livre

Nenhum comentário: