quarta-feira, 27 de junho de 2012

Contra-Senso renova protocolo com CML


O Teatro Contra-Senso marcou presença ontem, dia 26 de Junho, nos Paços do Concelho, na cerimónia de assinatura dos protocolos entre a Câmara Municipal de Lisboa e diversas entidades, no âmbito do Programa BIP/ZIP Lisboa 2012 – Parcerias Locais. O programa que vai já na segunda edição, tem como objetivo fomentar a participação comunitária, a auto-organização e potenciar o empreendedorismo e a iniciativa local, através de pequenas intervenções propostas e executadas pelos candidatos.

O Teatro Contra-Senso marcou presença na assinatura do protocolo junto com a Associação Entremundos e a Junta de Freguesia de Marvila entidades que fazem parte do projecto ReMix na versão 2.0, que voltou a ser escolhido após o ano passado ter sido o mais bem classificado.

A presidente do Teatro Contra-Senso, Sandra Mestre, afirmou que "foi muito importante ter a oportunidade de voltar a desenvolver estas actividades para e com a comunidade, sendo que este tipo de iniciativas conseguem ter um impacto visível junto da população e, em particular, dos mais jovens que são o grupo em quem nós nos focamos".

O presidente da autarquia, António Costa, fez questão de felicitar a vereadora Helena Roseta, pela ideia e pela energia que tem dado ao desenvolvimento deste programa dizendo que este projeto é particularmente importante nas circunstâncias em que vivemos. “Quando os recursos são poucos é essencial procurar concentrar os poucos recursos que temos no que é mais importante e esse foi o primeiro, realizado pela comunidade” explica o autarca acrescentando que “todos juntos fazemos mais e essa junção de energia é muito importante”, conclui.

Esta segunda edição conta novamente com um orçamento anual de um milhão de euros destinados a juntas de freguesia, associações e coletividades, para projetos apresentados e concretizados por parcerias locais. Através de um júri independente, esta edição selecionou, 20 projetos, entre 106 candidaturas, apresentadas exclusivamente online, onde as entidades tiveram de se registar previamente.

Estes 28 projetos dinamizadores, marcam presença em 34 bairros (BIP/ZIP) de 24 freguesias da cidade, promovendo um total de 570 atividades que abrangem de forma direta mais de 70.000 habitantes. Os projetos são desenvolvidos através de parcerias locais e contam com o envolvimento de 97 entidades (90 ONG e 7 juntas de freguesia).

Nenhum comentário: